Escrevendo piadas

Existem duas maneiras de um comediante escrever uma piada: pela inspiração ou pela transpiração.

No caso da inspiração, por muitas vezes a piada vem pronta na cabeça do humorista. Quando ele vê, ouve ou vivencia algo e, no mesmo milésimo de segundo, pensa na piada. Creio que essas são as melhores piadas, as mais espontâneas e mais doces para os comediantes. Mas nem tudo são docinhos caseiros da vovó. O grande problema das piadas que surgem da pura inspiração é, justamente, a inspiração. Isso não é algo com que se possa contar a todo momento e, quando a inspiração some, diga adeus a suas piadas novas por um bom tempo.

Outro método é a transpiração. Sentar em frente ao maldito Word ou diante de folhas de papel (caso você seja o Seinfeld) e escrever, escrever e escrever até sair alguma coisa. Desvantagens desse tipo de escrita: o comediante deve ter a consciência de que grande parte do que ele vai escrever é péssimo e sem condições de se usar em um palco. Alguém iniciante ou simplesmente impaciente pode desistir nas primeiras 10 páginas. Mas o segredo é continuar escrevendo. Acho que é como você vasculhar no lixo: por um bom tempo só tem cascas de banana e camisinhas usadas. De vez em quando se acha uma latinha de alumínio que dá pra vender por 5 centavos, mas se você continuar escrevendo (ou revirando o lixo), pode ser que encontre uma joia valiosa. Bela metáfora. Mas esse método também tem suas vantagens, como não? Quanto mais o comediante se educa em escrever todo o dia, mais fácil é de sair um bom material e ele conseguir seu tesouro. Além disso, ele não ficará desesperado quando tiver algum prazo estourando (como a entrega de um roteiro ou piadas sob encomenda).

E também há uma terceira maneira de se escrever piadas (contrariando o que eu disse na primeira linha desse post), que é apenas uma combinação das duas anteriores. Você tem um fragmentozinho de ideia, e escreve páginas e páginas sobre aquilo. Acho que é o método mais comum entre os comediantes.

No próximo post (que deve sair amanhã) tem áudio meu testando piadas e contando sobre esse processo.

Quero saber o que vocês estão achando do blog e também o que vocês gostariam de ver por aqui. Então comentem aí. Porém, sempre com educação, seus pivetes.

Olhe para os dois lados antes de atravessar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s